segunda-feira, novembro 19, 2007

15º Aniversário do Fiat Clássicos Clube de Portugal

A "nossa" máquina pronta para as Terras do Demo, onde Cristo não gastou sandálias.
De Estarreja, um belíssimo 850 spyder, com um restauro de invejar.
Quem diz que os clássicos são elitistas?
O "pão de forma" da Fiat. Com um casal de idade, veio de Arganil este mini-suv, com um motor de 900 cm3 do 127 e oito lugares modulares.
Um perfeito 600 com mais de 40 anos, de um professor viseense que me confessou ter tido um carro meu, no início dos anos 80, que eu vendera com 30Mk e nos quais ele fizera mais 200 mil!
O Fiat 1500 do engº Simões e um 600 "tipo Abarth" de um muito jovem e tímido casal de Vila Real .
Os 600 eram às "caixas"!
O 600 Abarth do nosso amigo e preparador Porsche, da Automotor, Zé Tó.
Quem diz que esta pequena máquina de café tem mais de 40 anos e muitos, muitos milhares de quilómetros feitos por estradas de Portugal?
Mais um casal ufanoso vindo do Porto.
Ei-la a chegar, a caravana portuense, longa de um quilómetro...
A comandar as operações, o perfeito spyder do engº Paulo Magalhães.
Já na Lapa, a "nossa montada" que foi de "batedora", a vigiar o estacionamento dos amigos. Lembrem-se que uma máquina destas, com motor Abarth, foi vencedora do Campeonato do Mundo de Ralis!
Os nossos companheiros "Porsche", Paulo Abranches e Miguel Esteves, num magnífico 128 coupé, alardeando a crónica boa disposição.
A esposa do Presidente do Clube, Jorge Carvalho, mais a filha Inês e o bébé de meses, vieram de Viana do Castelo, neste Panda 4X4 Sisley.
O pai veio de 600D.
A Inês e o mano, que começam cedinho a ganhar o gosto por estas passeatas Fiat.
No excelente Auditório da Câmara Municipal de Sernancelhe, momento da troca de galhardetes entre o presidente do clube, à esquerda, Jorge Carvalho e o presidente da autarquia, dr. José Mário Cardoso.
O momento final, no restaurante Flora, o soprar das velas.
Este passeio, dos muitos que tenho feito (e é longo o CV nestas matérias) foi um dos mais sentidos que fiz até hoje.
Com um tempo a preceito, de manhã, enquanto havia gente a chegar de Lisboa e Viana, eu atravessei calmamente a rua... (havia marcado frente a minha casa a concentração!).
105 participantes acorreram ao chamamento deste Clube cheio de aficionados de altíssimo gabarito, como um casal de septagenários que veio de Lisboa, de onde saíu às 05 da manhã, num Fiat 600 bordeaux com quase 50 anos, completamente original. Felizes e bem dispostos, eram o espelho da boa disposição e ânimo para levar adiante este e muitos outros passeios, no porvir.
Maioritariamente composto, este grupo, por uma faixa etária entre os 50 e os 60 anos, deu provas de uma constante e inesgotável energia e júbilo por poder estar presente a festejar os 15 anos de vida do seu Clube. Sedeado no Porto, com muitas centenas de associados, é bem a imagem despretenciosa de pessoas em torno de um denominador comum: a paixão pelos clássicos.
Seguimos pela estrada velha de Mangualde, Sátão, pela região demarcada do Dão, até Aguiar da Beira onde parámos para a 1ª visita. Seguiu-se o Santuário da Lapa e Carregal, terra natal de Aquilino Ribeiro, onde éramos esperados pelo inexcedível autarca local, dr. José Mário Cardoso e o vereador da Cultura, o simpático e bem disposto dr. Carlos Silva. De seguida, pela Forca (local onde foi capturado Luís Pires, o último sentenciado à pena de morte em Portugal), chegámos a Vila da Rua e Sernancelhe.
Primoroso almoço no restautante a Flora, a fazer jus à Capital da Castanha que é Sernancelhe, uma tábua de fritada com queijos e creme de castanha, vitela assada com arroz de forno enchouriçado, batata assada e castanha e, finalmente, pudim de castanha (à nossa conta, foram dois de um ápice!).
Seguiu-se uma visita a pé pelo centro desta harmoniosa e bem desenvolvida vila do nosso Portugal profundo e uma sessão de discursos e troca de galhardetes no Auditório Municipal, com 180 lugares sentados, e condições de fazer inveja a muitas grandes cidades de Portugal.
A noite pôs-se pelas 17H00 e com ela o frio (que tardava!) chegou também.
Foi o regresso de 105 bem dispostos clubistas Fiat, alguns ainda com quase 400 quilómetros para percorrer nas suas gloriosas e garbosas máquinas eternas...!
Parabéns ao FCC de Portugal e um obrigado grande ao Executivo Camarário de Sernancelhe que, em circunstância alguma, deixa o seu crédito por mãos alheias e, ao ritmo de um evento por semana, está sempre pronto a evidenciar o seu dinamismo e a receber calorosamente, à moda bem beiroa, todos os que, por bem, às Terras do Demo souberem chegar.