segunda-feira, junho 02, 2008

Vª Feira Aquiliniana da Lapa

Ao almoço, elementos da Confraria Aquiliniana, a contar da esq., dra. Maria dos Anjos, dr. Jerónimo Costa, um membro da direcção cujo nome não me ocorre, o dr. Strecht e o dr. Lima Bastos.
O granito das Terras do Demo tem rosto...
...assim como a autarquia de Sernancelhe, o do dr. José Mário Cardoso, em traje da Confraria da Castanha.
o singelo acolhimento beirão
a omnipresença do Patrono-Mor

o pão da Lapa feito com água das nascentes do Vouga e do Paiva

a simpatia e beleza local
o dr. Jerónimo, um confrade da Castanha e o Vereador do Pelouro da Cultura, anfitrião, dr. Carlos Santiago Silva
minhotos e afinados despicantes tocadores de concertina
os nossos estimados amigos, Fernando Sena e José Mário Cardoso
o pão, o pão, o pão... no alvo linho acolhido

o balcão da taberna "Cinco Réis de Gente", limpinho das vitualhas

Decorreu no passado domingo a Vª Feira Aquiliniana, no Centro Histórico da Lapa, organizada pela Câmara Municipal de Sernancelhe, que, e para não variar, está de parabéns pelo rigor e destaque que confere à Cultura e à Tradição, não esquecendo, nunca, aquele que mais nome deu às terras onde nasceu, Aquilino Ribeiro, aqui enquadrado no Colégio dos Jesuítas da Lapa, onde talhou das primeiras letras, antes de ir para o Colégio de Lamego, Viseu, Seminário de Beja, Sorbonne...
Os autarcas locais acolheram os representantes das Confrarias Aquiliniana, da Castanha e Saberes e Sabores do Dão no restaurante Casa do Avô, na Sarzeda (casadoavo@sapo.pt) onde o tratamento foi opíparo.
De seguida, em romaria, todos à Lapa, onde milhares de forasteiros faziam a sua romagem, sob a égide da Santa padroeira e do Mestre do Carregal.
Recebidos que fomos na tasquinha "Cinco Réis de Gente", o rescendente pão, o belo fumeiro e a rútila pinga não deixaram de fazer jus à beiroa e superior forma de acolher, já tão bem traçada no ancho e cordial abraço que nos recebera.
Há autarquias assim...!