sexta-feira, maio 15, 2009

Uma loja das Caldas

NOTA (quase) BREVE:
Uma visitante deste blogue escreveu-me um mail expressando a sua opinião de que este sítio está parecido com "uma loja das Caldas".
Nunca fui a uma loja das Caldas.
Nem sequer às Caldas.
O que é uma grave falha minha, reconheço.
Mas aceito como naturalíssimo que assim seja.
E nem sobre ela (opinião) muito me pronuncio, por achar que nas lojas das Caldas se vende cerâmica popular de qualidade, muito do agrado de quem a procura, talvez como espécie de troféu para ostentar sobre a mesa de trabalho, ao lado da inevitável foto de família, ou no recato da mesa de cabeceira.
Nunca quis (nem presumi) que o brevitas estivesse parecido com o Museu de Serralves, o CCB, ou à dimensão de Viseu, com o Museu Grão Vasco.
O brevitas é um pessoalíssimo lugar de minha recriação.
Espécie de diário, onde desde Dezembro de 2006 postei duas mil e tal vezes, textos meus, 'bonecros' que desenho e fotografias que faço.
E que me reflectem e expõem, sem artifícios de cosmética duvidosa.
Muito raramente, posto texto ou foto de outrém, e se ocorre, sempre devidamente identificado.
Tive outro blogue antes deste, o 'camerobscura', que destruí num gesto de pouca racionalidade, sem antes preservar o seu conteúdo.
Do que me arrependo, em vão.
Fechei o brevitas a comentários, por decisão de meu livre arbítrio, que não tenho que explicar.
No mundo, ora interessante e gratificante, ora cínico e predador da blogoesfera, tenho os meus locais de estimação que visito diariamente.
Por vezes comento -- cada vez menos -- o que é direito que também me assiste.
Vou perdendo aos poucos a curiosidade e preservando gradualmente os que entendo serem sítios de afinidade.
Por motivos plurais, apenas do meu foro pessoal.
Nesta argonáutica cosmologia, ninguém obriga ninguém, fueiro na mão, a ir aqui ou além.
Em liberdade plena, e neste contexto, vai-se onde o impulso nos leva.
E volta-se ou não, de acordo com o nosso desejo, exclusivamente.
Espero ter sido claro neste quase "objectivo editorial".
E já agora, o pn101@portugalmail.com está obsoleto e foi substituído pelo pzarco@gmail.com.
Tenham um bom dia e melhor fim de semana.
Vosso atento servidor,
pn.