sábado, outubro 31, 2009

Posse dos Eleitos de Sernancelhe

Dr. José Mário Cardoso, Presidente da Câmara de Sernancelhe
Tenho-me quedado, enfermiço, esta semana, mais tempo de cama que erguido.
Ontem, às 17, com muito custo, fui ao Sátão, à missa do 30º dia do passamento de minha Mãe.
Um pouco melhor, hoje, fui a Sernancelhe à tomada de posse dos Eleitos locais, a convite da Autarquia.
O meu amigo de há 35 anos, Zé Mário merece muito mais que esse sacrifício. É do PSD, partido com o qual não tenho particulares identidades. Mas é, há 20 anos, um dos bons e sérios autarcas portugueses. Com obra feita, com as contas em ordem, como o reconhece, por ex. o insuspeito Tribunal de Contas, um dos mais rápidos pagadores a fornecedores, etc, etc...
Tenho colaborado com a Câmara de Sernancelhe em vários projectos. Sempre graciosamente, porque para mim já é paga que baste ter todo o incondicional apoio na divulgação da obra de Aquilino Ribeiro.
Além disso, esta Câmara é afável, amável, disponível, culturalmente muito interessada, eficaz e produtiva. E tal seria suficiente, não fosse ainda o acréscimo dos afectos, agora também alargados ao eficiente Vice-Presidente, Carlos Silva, com quem tenho privado amiúde, para consolidar esta nossa bilateralmente profícua relação.
Autarquia do interior, bastava-lhe esse pesado ónus para dificultar a tarefa do muito e bem fazer. Mas ali, parece que os obstáculos são vitaminas... Da rijeza daquele granito nascem obras notáveis. E bastar-nos-ia Aquilino para o confirmar...
Fui desafiado para integrar duas Comissões de Honra de dois distintos candidatos, nestas eleições, em Viseu. Aceitei um deles. Sou um homus politicus, mas apartidário. E entendendo o homem político como o ser imbuído e consciente de todos os pressupostos de cidadania, com consequente e conforme atitude, não abdico de exercer os meus interventivos direitos. Quanto a filiações partidárias, sou um relapso, porque, na minha insaciável capacidade de querer perceber as acções e os actos, e sobre eles emitir lúcida opinião, repudio peias que me desfoquem a nitidez da realidade. Vulgo, a parcialidade.
Fui "aliciado" para quatro tomadas de posse. (Até pareço um tipo importante, mas sou exactamente o contrário: um "laparoto" apagado!). Hoje à tarde, às 15H30, decorreu em Mangualde a do mais jovem autarca do distrito de Viseu. A de João Azevedo, do PS, que cometeu grande proeza ao ganhar, com honra, folga e glória, ao edil do PSD que por lá deambulou 12 anos. Infelizmente, o estado de saúde, impediu-mo. Mas gostava de ter ido, ai isso gostava...
Tenham bom fim de semana, e desejem-me as melhoras. Obrigadinho!