quinta-feira, janeiro 28, 2010

Requiem carioca


meu avô que não conheci
perdeu-se nestas ruas abrasadas
não há retratos dele
nem rastros vivos
nem restos de cinza
apenas a memória dorida
e silente de minha avó partida
rebelde e sem pranto
nunca me falou dele
seu único amor cruel
de certo amedrontado
dividido entre copacabana
niterói e a casa encravada
na aldeia beirã
sofro hoje a dor de ambos
separados por um mar
de pobreza e honradez sem mácula
morta minha avó está viva
no meu coração desamparado
meu avô que não conheci
não encontra espaço para me oferecer
a infância que não tive
não acredito em deus
sou órfão do céu e do inferno
mas gostaria de ver
sem tempo nem lugar
o perdão sereno de minha avó
naquele sorriso tão raro
aberto no rosto feito de mágoa
e de certeza de ser grande


(inédito de António Manuel Ferreira)