domingo, maio 27, 2007

Letras Aquilinianas



Notícia
Decorreu hoje no Colégio da Lapa o 1º Capítulo de Entronização da Confraria Aquiliniana.
Cerimónia a todos os títulos notável, contou com a presença da senhora juíza conselheira, Adelina Sá Machado, Secretária-Geral da Assembleia da República, em representação oficial daquele orgão de soberania, várias Confrarias afins, Câmaras Municipais de Lamego, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Viseu, bem como de uma centena de distintos participantes.
Momentos altos das cerimónias, foram a "Lição de Sapiência" proferida pelo escritor Mário Cláudio e a apresentação do Orgão Oficial da Confraria, o nº 1 da revista de 220 páginas, "Letras Aquilinianas", cujo director é o professor da Universidade Nova, João Silva de Sousa, sendo director-adjunto, pn.
Nos corredores do colégio dos Jesuítas, onde estudou Aquilino Ribeiro, foi servido lauto e suculento almoço, em atento roteiro gastronómico tirado das páginas da obra do patrono.
Uma palavra de louvor ao Regedor, dr. Jerónimo Costa, e à inexcedível logística da organização, a superior cargo da engª Cristina Brasete e da dra. Maria dos Anjos Saraiva, entre outros.
Vamos desde já trabalhar para o nº 2 da "Letras Aquilinianas", deixando aqui o repto a todos os estudiosos da temática que queiram colaborar com os seus artigos.
A revista foi patrocinada pelas autarquias supra referidas, Fundação Calouste Gulbenkian, BPI e Visabeira.