Re-edição da obra de Miguel Torga
Aproximando-se a comemoração do centenário do nascimento de Miguel Torga, a Dom Quixote procedeu a uma re-edição das suas obras.
Nascido a 12 de Agosto de 1907, em São Martinha de Anta, Trás os Montes, Adolfo Rocha, mais tarde médico na baixa coimbrã, elegeu para os seus escritos o pseudónimo de Miguel, em homenagem a de Unamuno e Torga, aquela raiz longa que ao funda da terra vai buscar o alimento, não se deixando arrancar facilmente do solo, simbolizando o seu ser telúrico, a sua verticalidade e o seu "antes quebrar que torcer".
Tive o supino gosto de o conhecer pessoalmente, no início da década de oitenta, e fui aluno da sua mulher, a grande professora Crabée Rocha, que nos Cadernos de Literatura, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, nº 25, de 1986, me publicou as primícias literárias, com os textos que abrem esse número, "Efeméride" e "A casa do miradoiro".
Louvável, a todos os títulos, a iniciativa da Dom Quixote ao proporcionar-nos obras que só em alfarrabistas se encontram. E recolocando no mercado a obra integral do autor.
Cuidadas, as edições. Acessíveis, os preços. Esteticamente conseguidas, as capas.
Este concreto volume, "Portugal", é um percurso sentimental pelas diversas províncias, pelo Doiro, pelo Porto, Coimbra e Lisboa...
A não perder!
<< Home