quarta-feira, setembro 12, 2007

Comemoração do 122º Aniversário de Aquilino Ribeiro



Faria o Mestre, amanhã, 122 anos, nascido que foi a 13 de Setembro de 1885, na freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe.
A Confraria Aquiliniana, sob a batuta do seu Regedor, dr. Jerónimo Costa e colaboradores, comemora a efeméride com o seguinte Programa:
18H00 - Inauguração da Rua Aquilino Ribeiro, junto à Biblioteca Municipal;
18H30 - Recepção no Salão Nobre dos Paços de Concelho da CM de Viseu pelo dr. Fernando Ruas; apresentação do número 2 (extraordinário) da revista Letras Aquilinianas;
20H00 - Solar do Vinho do Dão: inauguração das exposições de desenho e pintura, de temática aquiliniana, dos artistas plásticos viseenses, Braga da Costa e Pedro Albuquerque; jantar de ementa beiroa servido pelo Cortiço; prelecções de Hélio Teixeira e Cláudio Lima; actuação do Coral viseense Lopes Morago;
23H00 - Visita à Feira de São Mateus.
Com mais de uma centena de convivas confirmados, tudo se apresta para homenagear condignamente o grande escritor.
No dia 19, ocorrerá a trasladação dos restos mortais de AR para o Panteão Nacional. O dr. José Mário Cardoso, representante dos autarcas das Terras do Demo, disponibilizou um autocarro de 52 lugares para a deslocação a Lisboa, seguindo os outros Confrades, de diversos pontos do país, pelos seus próprios meios.
A revista Letras Aquilinianas, nº 2, com 150 páginas e uma tiragem de 2 mil exemplares, tem a direcção de João Silva e Sousa e nossa, e a colaboração de:
João Silva de Sousa
Jerónimo Costa
Aquilino Ribeiro (inédito), gentilmente cedido por seu filho, Engº Aquilino Ribeiro Machado
Miguel Alves
Baptista-Bastos
Manuel de Lima Bastos
Mário Cláudio
Cadafaz de Matos
Paulo Neto
Martim de Gouveia e Sousa
Lopes d'Oliveira (póstuma)
Autarcas de Lamego, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Viseu.