quarta-feira, outubro 17, 2007

também há dias assim...




Há dias assim...
O de hoje foi de receber. Às 11h30, das mãos do Comandante da 5ª Brigada Territorial da GNR, Tenente-Coronel Amaral Dias, o Símbolo da Unidade, em nome do já retirado Senhor General Reis.
Depois, rumo a Sernancelhe, onde a convite do seu Presidente, Dr. José Mário Cardoso e vereação, fomos comensais de um opíparo almoço constante de Creme de Castanhas, Bacalhau no forno, gratinado com Boroa, Cabrito assado com Batata assada e Castanhas, Gelado de Chocolate e Natas.
De seguida, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, recebemos das mãos do autarca uma bela estátua em granito e basalto, da autoria do artista Xico Lucena. Com 45 cm de altura, representa um músico tocando acordeão.
Produtos locais desta tão serrana quanto acolhedora Vila, Capital da Castanha e do Granito, sede do Concelho onde nasceu, em Carregal, Aquilino Ribeiro.
Agora, em casa, recuperado da gratificante jornada, ao som de "Das Donnerwetter" e "La Bataille", antecedo a leitura de dois títulos hoje chegados, de Albino Lapa, com dedicatória autógrafa, "O Mendigo e a sua História, com carta de Aquilino Ribeiro, em separata da Revista "Polícia Portuguesa", Lisboa, MCMLIII e a Colóquio Letras, nº 85, de Maio de 1985, em Homenagem a Aquilino Ribeiro, com inéditos seus e de Vitorino Nemésio e artigos de Óscar Lopes, Eduardo Lourenço, Maria Alzira Seixo, Alfredo Margarido, Carlos Reis, Alexandre Pinheiro Torres, Urbano Tavares Rodrigues, Françoise Massa, Duarte Ivo Cruz e David Mourão Ferreira.
Felizmente, há dias assim...