domingo, outubro 28, 2007

Santuário da Lapa


Há convites irrecusáveis, se vindos de pessoas que muito estimamos. Foi o caso do recebido de mãos do dr. José Mário Cardoso, presidente da autarquia de Sernancelhe, para o dia de ontem, sábado, estarmos presentes à apresentação do livro do monsenhor Arnaldo Cardoso, Santuário da Lapa, História e Tradição.
Feita no próprio Colégio dos Jesuítas pelo edil, Dias Loureiro e o autor. A mesa integrava ainda Zita Seabra, sócia/directora da editora Aletheia, co-propriedade de Dias Loureiro, oriundo de Aguiar da Beira, a 9 km.
Muita gente em cerimónia luzida. Talvez por presença de bispo e muita clerezia, esqueceram-se de falar no mais notável aluno daquele Colégio, aquele que divulgou as Terras do Demo pelo mundo afora: Aquilino Ribeiro.
Não é de estranhar...
Referimo-lo à ex-deputada do PC, hoje do PSD, Zita Seabra, respondeu-nos que não era ali chamado, que muito se falara dele há pouco aquando da trasladação. Mais disse sobre as edições do Mestre e devido às suas funções anteriores na Bertrand. Não seria curial reproduzir aqui essa conversa.
Seguiu-se uma ceia volante começada a Caldo de Castanha (está a decorrer a Semana da Castanha, em Sernancelhe que é a sua Capital), torresmos, fritada de chouriça e morcela, feijoada branca à lavrador, grão de bico com bacalhau, etc. e, como não podia deixar de ser, castanha assada.
O livro em epígrafe prima pela qualidade da edição e pelas profusas ilustrações que enchem as suas 170 páginas. Quanto ao conteúdo, não nos deu o tempo azo a comentários.
Deixa-se uma imagem dele extraída, um belíssimo Relicário, s/ data, com as iniciais da Companhia de Jesus, que faz parte dos tesouros do Santuário.
Tivemos a estimada companhia dos amigos, sr. Fernando Sena, tenente-coronel Amaral Dias e dr. Jerónimo Costa, o que só por si valia a viagem...