domingo, novembro 25, 2007

Estórias dominicais da Ibiza

Bom Dia! Eu sou a Ibiza de Ferronhe, uma égua anglo-islandesa, nascida em 1990 de muito boas famílias. Só para ficarem com uma ideia, de entre os avoengos conto o Lapsang e o Rubys Prince, que no seu tempo foram campeões.
O meu dono desde os 6 meses, o pn do brevitas,ultimamente liga-me pouco. Coitado, está velhote, tem uns cães piores que cola pica-pau, uns carros velhos para arejar e... para mim, cada vez menos tempo para me dedicar.
Mas, eu sei que ele se preocupa!!! E vai daí arranjou um jovem simpático de 13 anos (mais novo que eu!) o Filipe Sousa que me tem vindo montar e treinar, durante o mês de Novembro.
Hoje, decidiram, o engº Filipe (pai do Filipe)o sr. Celso (um amigo, dono da Olívia) e o pn, que eu deveria entrar em 10 concursos hípicos, um por mês, no IX Troféu Montebelo.
Fiquei preocupada... Não estou em forma, as provas são a doer... mas sempre é melhor que passar mais um domingo a ver sair os outros.
Logo às 09H00 vieram-me limpar e carregar. Detesto este atrelado que me desequilibra toda nas curvas, mas sempre é melhor que ir por meu casco.
Que bom, chegámos! Não gosto nada destes bamboleios!
O Filipe está a arrear-me e a apertar-me a cilha e ajustar os loros. Até tenho direito a um xairel novo, branquinho, hum!
Estou a concentrar-me! Isto está demasiado movimentado para os meus hábitos solitários!
No campo de aquecimento, com saltinhos de "bonecos". E julgam eles que isto me mete alguma impressão!
Está quase na hora. O pn foi inscrever-me e disse-me ao ouvido que era a 22 A. Gosto do nº. É capicua. Ainda me deu um recadito:--" Vê lá como te portas! Se a tua prova não me agradar, já não vens ao próximo!". É um presumido, mas trata-me bem. Até trouxe um saco com cenouras para me dar. Eu sei porquê! Tem a consciência pouco tranquila com o desdém a que me vota... mas, as cenouras estavam deliciosas!
Está ali um garanhão pigarço com o "coiso" todo de fora a ver se me impressiona. Égua séria não tem olhos nem ouvidos (mas já agora deixa lá dar uma olhadela a ver o tamanho daquilo! Xiii, alarve!)...
Ó pn deixa de andar à minha volta a ensonsar-me com esses clic's todos! Não vês que tenho que me concentrar? !
Upa, já em prova, isto é mais difícil do que eu previa. Treze obstáculos para saltar, ao cronómetro. Vou fazer o meu melhor. Tudo limpo, não acredito! Ainda falta aquele duplo e eu nunca fui boa em duplos, o Filipe bem me está a orientar mas... oh! derrubei...! Um derrube e 58 segundos e 11 décimos. Creio que não está mal para quem está de poisio há tanto tempo. Deixa lá ver que careta traz o pn...
Todo a rir-se! Vem satisfeito. "Clap, clap (2 palmadinhas no pescoço suado), portaste-me muito bem, Ibiza!" Ufa, que alívio... agora vou tomar um banhinho, que isto de suor e lágrimas, quero dizer, lama, não me fica nada bem. Brrrrr! que está gelada! O sr. Celso insiste em tonificar-me os tendões cansados!!!
Pronto, e agora vem o Filipe (é uma jóia, este meu cavaleiro!) com a raspadeira para me deixar sequinha e a brilhar...

Ora, tomem lá... uma bela foto desta equipa toda orgulhosa e prosa. Somos jeitozinhos, não somos?
Se isto não é amor o que será? Tenho que ter cuidado, não vá o pn ter ciúmes!!!
Mas, que é isto, outra vez? Só cá estamos há quatro horas e já está na hora de irmos embora?! Não há direito, com tantos cavalos simpáticos e tantas éguaças formosas por aí! (Eu sou a melhor, percebem, e não é por ter penalizado no duplo que elas me levam a palma!). Hum, de todo, ainda não queria ir para casa. E nesta "tenda" tão abanadeira!!!

Pronto, desculpem estar de costas, (digo garupa!). Lá vou eu, a caminho de Viseu... Daqui a um mês cá estou de novo a ver se faço um percurso limpo. Tenho que treinar aquela droga dos duplos!!! Bom domingo... up's, que estou cansada!!!