terça-feira, maio 13, 2008

bibliofilia aquiliniana

Chegaram-me hoje às mãos estes dois títulos.
Estrada de Santiago é a 3ª ed. , de 1924. Tenho a 1ª ed., de 1922, assinada pelo meu avô paterno. Esta tem a particularidade de a capa, de autoria de Alberto....... *(aceito ajuda), representar uma ficção do almocreve António Malhadas, de Barrelas.
Posteriormente, em 1958, o Malhadinhas ganhou edição autónoma, acrescido de Mina de diamantes, e tem vindo a ser alvo de sucessivas reedições, nomeadamente, ainda em Setº de 2007, aquando das cerimónias da trasladação dos restos do escritor para o Panteão Nacional, em homenagem da Assembleia da República.
Filhas de Babilónia, nas três primeiras edições, compõe-se de três novelas: Os olhos deslumbrados; Maga das ruas e O derradeiro fauno.
Dela possuo a 1ª ed. de 1920 e a de 1959.
Convém ter as duas, pois esta última, das Obras Completas, traz uma Dedicatória a João de Barros, o historiador e co-director (com João do Rio, no Brasil) de Atlântida, a revista Luso-Brasileira na qual AR muito colaborou, e cujo nº 14 (raro, que tenho em minha posse), de 15/12/1916 traz o conto Caderno dum libertino, escrito em Paris em 1913, ademais mudando o nome da novela Maga das ruas para Maga, acrescentando a novela Frustração e desaparecendo O derradeiro fauno, porque em 1926 surge autónomo Andam faunos pelos bosques.
* a propósito dos ilustradores da obra aquiliniana, sem contar com este Alberto ....., já referenciámos 33, a saber e por ordem aleatória:
Abel Manta, Nikias Skapinakis, Manuel Lapa, Bartolomeu Cid, Eduardo Cruzeiro, Manuel Jorge, Dórdio Gomes, João Abel, Alice Jorge, Bernardo Marques, Paulo Guilherme, Jorge de Matos Chaves, Luís Filipe de Abreu, João Hogan, António Vaz Pereira, Leal da Câmara, Augusto Sereno, Maria Keil, João da Câmara Leme, Sá Nogueira, Lima de Freitas, Guilherme Casquilho, Martins Barata, Cândido Costa Pinto, Fernando Lemos, Benjamin Rabier, Júlio Pomar, Carlos Botelho, Clementina Carneiro Moura, Luís Dourdil, Aldina Costa, Stuart Carvalhais, Taciano da Costa (...?)