domingo, maio 24, 2009

O Sol...

manganão, foi de pouca dura, lesto ensombrecendo o céu, que gratificou terra e audazes com umas belas cordas de chuvas! Bem feito!
Hoje, Domingo, insiste, o persistente, numa bela soneca à sombra fofa dos plúmbeos nimbos, alternados por cinzentos cúmulos.
Está bom, o dia, para recolhimento, leitura, audição dos últimos cd's, etc. Leio, do António Mega Ferreira, A Blusa Romena, título de uma pintura de Matisse, das ed. Sextante (16 E). Teia interessantemente urdida, em torno de Duarte Lobo, um mensageiro intrigante/intriguista e sua vítima, o escritor falhado, Vasco de Almeida França, de amores com Lumena, uma prostituta, também romena, de um bar de alterne lisboeta...

Imagem:
Sepultura antropomórfica no exterior da Igreja de São Pedro das Águias, Tabuaço.
"A lenda das origens do mosteiro de S. Pedro das Águias conta a vida de um eremita, dois cavaleiros e os amores de um deles com uma princesa moura, filha do senhor árabe de Lamego. A primeira menção de S. Pedro das Águias, verdadeiramente cistercience, terá sido em 1205, nas Actas dos Capítulos Gerais da Ordem. "
(foto pn/desconheço a autoria deste texto, mas como as princesas mouras sempre me encantaram... aqui vo-lo deixo à leitura)