sábado, maio 16, 2009

Os plácidos sábados de um laparoto...

Afinal, o Sócrates parece não ter nada partido. Parece! Só contusões diversas. Ficou internado.
Hoje pelas 07:00, o passeio dos canídeos. Pelas 09:00, o mimo aos equídeos. Pelas 10:00, rumo a Aveiro (minha terra natal) a encontrar-me com o Professor António Manuel Ferreira, Coordenador do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, a prestar minha mais-que-modesta colaboração para "VOLTAR A LER 3", Colóquio sobre a obra de Aquilino Ribeiro, organização da UA e Cª M. de Sernancelhe, que decorrerá nesta vila, berço do escritor, a 19 e 20 de Setembro, com um elenco de prelectores de primeiríssima água. 12:50 rumo à Quinta de Santo António do Rape, Sernancelhe, para almoçar, a convite do meu amigo Fernando Sena, um ligeiro repasto. A25 directo a Viseu, Mangualde, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, destino... 14:05 em ponto. Ufa!
Moliceiro na Ria de Aveiro, o Vouga, que nasce na Lapa, Sernancelhe... no fundo, fiz o percurso inverso...
Agora já não andam ao moliço. Ganham a vida passeando turistas.
As pinturas naïfs da pôpa e proa.
O Canal de São Roque e a Ponte de São Roque, de onde minha mãe Rosa, em miúda, mergulhava para a água...
Cais de São Roque, origem da minha família materna.

O Professor António Manuel Ferreira, que acabou de dar ao prelo "Lusofilias", do qual falarei mais tarde.
Numa varanda da Quinta de Sto. António do Rape ( referida por Aquilino em Lápides Partidas), da esq. para a dta., o anfitrião, Sr. Fernando Sena, o Engº Cartagena, o vereador Dr. Carlos Santos, o Presidente da Autarquia, Dr. José Mário Cardoso e o Chefe de Gabinete, Dr. Paulo Pinto.

Os meus companheiros de mesa, à esquerda o advogado Dr. João Sena, irmão do anfitrião e o Embaixador, Dr. Albertino Almeida.
Os referidos, mais o Coronel Doirado, ex-comandante do RIV.
A Dra. Margarida Sena, à esq. e a Esposa do Comandante Tito de Menezes Almiro.
Da esq. para a dta., Tito Almiro e o seu inseparável charuto (hoje não veio no Bentley de 1956!), Dr. Carlos Santiago Silva, vice-presid. e o Dr. José Mário.
Esta soberba e antiquíssima propriedade, estende-se por 70 hectares de pomar, vinha e castanheiro, na encosta a jusante de Sernancelhe.
Ah! O almoço, já me esquecia... entrada de bola de carne em vinha de alhos, feijoada beiroa, pão caseiro no forno de lenha, torresmos e fêveras com batata nova, arroz doce e cerejas (2 cafés sem açúcar e meio litro de água da mina).
17:30, regresso a Viseu.
Passear os canídeos e... ler o I, O Público e O Sol.
&... acho que vou dormir!
É uma pasmaceira, a vidinha no campo!