VPH 3º dia

O meu pai era um "fana" da marca e teve uma dúzia deles, ID's (Idée) e DS's (Déesse), 19, 21 DSuper 5, D Spécial, etc. O 1º, trouxe-o no início da década de 60, de França. Tinha matrícula 3715GP78 (Versailles) e era um ID branco, tecto cinza e estofos verde alface (!?).
Ainda tenho dois. Parados, na garagem, desde 1985. Um DSuper 5 beige e um DS 21 Pallas ie. preto .
Foram tão omnipresentes na minha vida que eu acho que aprendi a fazer (quase) tudo dentro deles (à americana), pois comecei a conduzir aos dez anos (e a estoirá-los, também!).
Nota: O guarda lamas traseiro cortado não é de série. Saía com o desaparafusar de um único elemento, se era necessário mudar a roda, o que era adjuvado pela suspensão hidropneumática que subia e descia a jante...

Fiz milhares de quilómetros no primeiro...
Na foto, a versão mais civilizada e em 2º plano o 'proto' de traseira cortada.
Estávamos no início da década de 70.

Assisti à sua passagem, em 1972, no alto do Caramulo. O meu pai, na descida para o Campo de Besteiros, com um carro análogo, de série, muitíssimo entusiasmado com a performance do Romãozinho, saiu em voo, num gancho à esquerda, aterrando num fofo lameiro, uns metros mais abaixo, à direita. Correu mal...
Estranhíssima (e feiíssima) mas eficaz traseira!
Esta já é menos anormal!


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