domingo, novembro 29, 2009

Meu ver Viseu 4

Qualquer mudança de ângulo altera o objecto, ou melhor, a visão do objecto, que esse, indiferente ao spectator, permanece inalterado. E quando perspectivamos a fartura ancha de uma fachada com duas torres sineiras, reduzida à singularidade de uma só, perdemos o fausto da frontaria tríptica para nos cingirmos à esbelteza que substantiva a unidade. Sobra-nos, pois, a torre, espartilhada e espreitada. Espécie de antena que se vai erguendo para o céu, em sucessivos andares adelgaçados. No fundo, realçando o cumprimento do objectivo inicial e final de cada torre: aproximar-se do céu... metáfora ilusória da domus divina.

Nesta fotografia, a fenda estreita entre a parede e a coluna faz sobressair o grão da pedra e as volutas desta -- nas quais nunca reparamos -- e o granito do fundo, da parede, acamado. Os 'punctum'.
Curiosamente, já recebi hoje alguns mails de amigos/conhecidos viseenses a perguntarem do topos (hoje dir-se-ia coordenadas) de algumas das imagens: em pleno centro histórico de Viseu, na zona circundante da Sé. E porquê o advérbio de modo que inicia o parágrafo? Porque as pessoas, na sua generalidade, perderam a visão. Olham mas não vêem. Sinais da vertiginosa mutabilidade, essa mutação acelerada que faz perder ao homem o desejo de ver, e também da defesa que se instala no 'vidente', tão barbaramente agredido com o que não quer ver, ou poluição visual. Hoje, o olhar está de tal modo subjugado a um dirigismo alheio que no-lo manipula, que desperdiçou (forma de perdição), atrofiou a autonomia ou liberdade da busca. O olhar brutalizado, não alegoricamente vendado como a Justiça, mas pior ainda, antolhado como aos equídeos de tiro de um passado próximo... Se só se deve ver num sentido, ou um sentido, perdemos a polissemia do observado pelo condicionamento ou perda da acuidade visual. E isso é tão perigoso quanto extrapolável deste campus e alargado a uma forma de estar no mundo, do cidadão que perde, pacificamente, o seu direito de intervir, acarneirando-se ou aceitando jugos e cangotes, que sempre tiveram suas mais sólidas bases no atavismo e na ignorância. Ignorante, sendo o que não 'vê' ! Nas trevas, que nos desfocam ou geram opacidades várias, deixamos de vislumbrar os mistificadores e a sua plurivocidade equívoca, geralmente prestidigitadores, de dedos prestes a gerar a ilusão.
(xiiii, que grande palanfrório!)