terça-feira, março 02, 2010

Mosteiro da Ribeira - Sernancelhe


Com o Rio Távora aos pés, no monte de Santa Cruz, este Convento foi fundado no século XV. Primeiro foi de monges franciscanos e depois de monjas da mesma Ordem. Eram conhecidas as virtudes das religiosas e o doce conventual de pera.
Sobre a morte da última religiosa, Rita de Cássia, na miséria, por volta de 1890, escreve o Abade Vasco Moreira, no seu precioso livro "Terras da Beira - Cernancelhe e seu Alfoz", ed. 1929, fac-similada em 1997 por clarividência do autarca, dr. José Mário Cardoso:
"Era uma tarde chuvosa e fria. Um caixão, aberto, aguardava, debaixo dum cipreste, no cemitério de Cernancelhe, a recitação das orações fúnebres do Ritual, enquanto o vento gemendo passava pelas campas solitárias. E a pobre morta, embrulhada no seu hábito, quási andrajoso, magra e lívida como um pergaminho, era olhada com espanto porque tinha o pescoço e a fronte (custa a escrevê-lo) cheios de piolhos. Os parasitas agitavam-se quando já não tinham que comer. O sangue da pobre Senhora que empobrecêra pela miséria, depois gelou com o frio da morte." (p.192)