segunda-feira, maio 24, 2010

Sernancelhe e a arte de bem receber...

No miradoiro da Nª Sª das Necessidades, da dt. para a esq., o anfitrião, Dr. José Mário Cardoso, presidente da Câmara de Sernancelhe; a presidente da Junta de Freguesia de Vila da Ponte, a presidente da Câmara do Paul, Cabo Verde, Dra. Vera Almeida e o maire de Jacou, Mr. Castel.
Na Igreja de Nª Sº da Assunção, Tabosa.
O Menino Jesus do Santuário da Lapa, com a sua jaquetinha e chapéu de Marialva joanino, conforme no-lo descreve Aquilino in "Uma Luz ao Longe" (1948).
O grupo, frente à fachada do Convento Cisterciense da Tabosa.
Frente ao Santuário da Lapa.

Ontem, Sernancelhe, através dos seus protocolos de geminação, teve de visita a presidente da câmara de Paul, Cabo Verde, Dra. Vera Almeida e o maire de Jacou, França, Mr. Castel. Com ele veio parte da comitiva que nos acolheu, magnificamente, em Jacou-Montpellier, em Novembro último. A professor Eugénia Pereira, da Univ. de Aveiro esteve também presente. Começámos às 09H30, frente ao município. Seguimos para a Lapa em visita ao Santuário e Colégio, para o Convento de Cister da Tabosa e Igreja da Nossa Senhora da Assunção, onde se desenrola a acção do conto de Aquilino "O Valeroso Milagre", in "Jardim das Tormentas" (1913). Daqui seguimos para o Pátio Aquilino Ribeiro,no Carregal. De seguida visitámos a ESPROSER, onde fomos recebidos pela sua direcção. Finalmente, na Nª Sª das Necessidades, almoço volante que nos deixou apaziguados e de bem com o mundo... Infelizmente, a professora Eugénia tinha que regressar a Aveiro e acabámos por sair de Sernancelhe para lá das 15H, mas com o programa a meio. Tenho muitas fotografias que irei colocando à medida que as "adelgaço".