domingo, julho 18, 2010

ATERRADOR!

Ouvi hoje, aos microfones da Antena 2, em mesa redonda de professores, artistas e jornalistas que, estudos feitos, comprovam que um adolescente entre os 15 e os 18 anos (limiar da entrada no Ensino Superior), detém no seu léxico de uso normal e rotineiro o equivalente a 1.500 palavras, quando, para ler uma obra de Eça de Queirós, em média, se requer conhecimento de 25 a 30.000 palavras...!!!
A constatação de que os alunos, nas universidades dos EUA, sofriam de iliteracia, prova que sabem ler, mas não descodificam a maioria dos enunciados. Aqui vive-se o mesmo drama, sendo fácil constatar que parte do insucesso em exames e provas várias, se deve ao aluno não conseguir perceptibilizar o que lhe é pedido.
Outra curiosidade, o quotidiano que não tem perdido leitores (40 mil leitores de jornais a menos, nos últimos tempos) é o "Correio da Manhã", pela facilidade/sensacionalismo dos seus títulos e conteúdo da informação.
No fundo, consequências do facilitismo a que as diversas tutelas têm votado o Ensino em Portugal.
E já agora, a título de curiosidade, um dado que colhi num "site" governamental: Desde o 25 de Abril de 1974 até ao presente (36 anos) houve 27 titulares da pasta da Educação...
Média = 1 ano e 3 meses no cargo.