sábado, agosto 07, 2010

"O Cego de Sevilha", de Robert Wilson...

... 2ª ed., Booket, Pub. Dom Quixote, 2007, trad. de Ana Cardoso Pires e Pedro Pia, é um excelente thriller para levar de férias. Ademais, com um preço inferior a 10 euros, oferece-lhe 634 páginas de belíssima leitura.
Registo diário de um inspector-chefe, em Sevilha, entrecruza-se com uma série de crimes inabituais e com um fio condutor que vai ligando as vítimas ao investigador. Registo bifónico, alternando com os diários do pai do polícia, um célebre pintor espanhol, aborda-nos realidades densas da Guerra Civil Espanhola, da Frente Russa e da vida marginal e sensual em Tânger. Deixo um extracto que fala dos portugueses:
"_ Todos sofremos _ disse o Dr. Fernando _ Os espanhóis, e não apenas os sevilhanos, ultrapassam os problemas através de ... la fiesta. Falamos, cantamos, dançamos, bebemos, rimos e fazemos a festa noite após noite. É a nossa maneira de lidar com a dor. Os nossos vizinhos, os portugueses, são muito diferentes.
_ O seu estado natural é estarem deprimidos _ comentou Falcón _ Cederam à condição humana.
_ Não acho. São melancólicos por natureza, como os nossos galegos. Afinal de contas têm de se confrontar quotidianamente com o Atlântico. Mas são muito sensuais, também. É um país que cometeria suicídio se acabassem com o almoço. Adoram comer e beber e gozam a beleza das coisas. " (p.261).
Boa leitura!