domingo, maio 20, 2007

over and over land...

O timoneiro principal, Nuno Ferreira dos Santos, à partida de Vila Meã.
O outro timoneiro.
Note-se o pormenor vanguardista do ar condicionado no vidro frontal, a meio aberto, que por duas vezes fez voar o belo bonet (british racing green) do pn, ares afora!
E o alçapão no capot, para minorar as ardências do 6 cilindros em linha...
No inverno fecha-se e faz de chauffage, mandado o calor directamente para o habitáculo.
Ah! A electrónica, os chips!
Brrr!
Decidididamente, sou do tempo deste "lebreiro"!

O leme, com 80 cm de diâmetro e a caixa de três velocidades não sincronizadas (metem-se de ouvido e dupla!).
Os pedais, do travão e da embraiagem, têm uma cunha lateral, como os estribos, para o pé não fugir.
Os cintos de segurança, são os das calças!
Bem pensado!

O Cleveland Overland Whippet (lebreiro), estuante de viçosa galhardia, numa pausa do longo percurso Viseu-Porto-Viseu!
Que isto dantes, fazia-se por etapas, no tempo em que o homem era inteligente e não corria desabridamente para o fim!
Porquê demorar duas horas, se podemos gozar a viagem durante seis?
O Whippet deteve-se seis vezes, neste périplo.

Três por nossa iniciativa. Outras três por iniciativa própria (questão de personalidade e de equidade!).
Mas, sempre à sombra, (questão de refinada educação!).