sexta-feira, abril 18, 2008

Biblioteca Municipal de Sernancelhe

Sernancelhe, fruto de um executivo dinâmico e preocupado com a qualidade de vida dos seus munícipes, não descura a vertente cultural. Assim, vai dotar o concelho com uma infraestrutura que é uma imensa mais-valia: a Biblioteca.
Recuperando uma há muito desactivada Escola Primária do tempo do Estado Novo, na zona histórica e nobre da Vila, proporcionará, dentro em breve, um magnífico espaço para estudo, investigação e lazer a um público heterogéneo, que vai desde a faixa infanto-juvenil aos investigadores e estudiosos de Aquilino Ribeiro.
Na foto, a fachada principal, vendo-se à direita o Vereador da Cultura, dr. Carlos Santiago Silva e à esquerda o bibliófilo viseense dr. Fernando de Gouveia e Sousa.
Anexo lateral da Biblioteca.
Amplo espaço para os mais novos.
Escultura em granito da região, do artista local, Xico Lucena.
(O óvulo. )
Além de um Auditório com capacidade para 30 pessoas sentadas, haverá uma zona consagrada exclusivamente à obra de Aquilino.
Vista do piso superior.
Note-se que esta Biblioteca será inaugurada em Julho, e ainda está na fase da recepção, inventariação e instalação de milhares de volumes.
Além dos livros, haverá também filmes, música, etc.
Há localidades do país profundo que nos espantam pela qualidade de vida que oferecem.
Sernancelhe é uma delas.
Parabéns ao seu autarca, dr. José Mário Cardoso, um amigo de há 35 anos e à sua profícua equipa.
Nota: este Concelho tem na vida autárquica uma participação efectiva de mulheres muito superior e anterior à "lei das cotas", a começar pela Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes de Juntas de Freguesia.