terça-feira, maio 20, 2008

literatura portuguesa actual

O escritor e jornalista Baptista-Bastos, que já gentilmente colaborou connosco em Letras Aquilinianas, surge com este romance Viagem de um pai e de um filho pelas ruas da amargura, em edição da Oficina do Livro, Maio de 2008, sobre o qual o sapiente crítico Óscar Lopes escreve: " Com este livro, Baptista-Bastos produziu o livro dos livros novelísticos da sua geração, senão de toda a literatura portuguesa de aquém 1950." A ler, já!

A 16ª edição, com 100.000 exemplares, Prémio Pessoa 1997, de De Profundis , Valsa Lenta. Das obra finais de José Cardoso Pires, um dos melhores prosadores portugueses contemporâneos, uma inusitada viagem ao mundo da doença, do acv que o acometeu em 1995. Referência imperdível na bibliografia do autor. Da Dom Quixote, 2005.
A Prisioneira de Emily Dickinson, estranha história de uma jovem, Emília, que assume a personalidade da sua autora predilecta, Emily Dickinson, enredando-se numa gradual teia de obsessões que a conduzirão à...
De Ana Nobre de Gusmão, já viram prelo sete anteriores títulos, vindo a ser publicada pelas edições Asa (Maio de 2008). A seguir com atenção.
BOA LEITURA!