sábado, julho 19, 2008

A casa onde nasceu Aquilino

A mãe de Aquilino, Mariana do Rosário Gomes*, o pai, Joaquim Francisco Ribeiro, a irmã, Maria do Rosário, e o irmão, Melchior.
* A neta de Aquilino, filha do engº Aquilino Ribeiro Machado e de N. de Oliveira, chama-se, também Mariana (de Oliveira Ribeiro Machado), nascida em 1962, para quem o avô escreveu O Livro de Marianinha, publicado postumamente em 1967, como aliás já houvera escrito O Romance da Raposa, 1924, para seu filho Aníbal e Arca de Noé, III classe, 1935, para seu filho Aquilino. Foi a única neta que Aquilino conheceu. O juíz conselheiro Aníbal morre sem filhos, tendo contraído matrimónio em leito de morte com uma médica de nome Josefa Campos, hoje muito alquebrada "curadora" da Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, concelho de Moimenta da Beira, onde o autor destas linhas e o dr. José Agostinho, actual autarca local, muito penaram (mas isto é outra estória!)...
O engº Aquilino e N. de Oliveira, além de Mariana, têm ainda Mónica e Aquilino.
E estas são as incursões do Mestre do Carregal na literatura infanto-juvenil. Para os seus filhos e neta e por amor.
Hoje visitei a casa onde nasceu Aquilino, no Carregal, concelho de Sernancelhe, a 13 de Setembro de 1885.
É propriedade particular do simpático casal, Dona Fernanda, filha de Inácio, afilhado de Aquilino, onze anos mais novo, e do sr. José Castelo. A casa fica junto à Igreja do Divino Espírito Santo.