Dª Jerónima Dantas Machado
É pungente o olhar de Aquilino para sua Esposa e companheira de 34 anos, Dª Jerónima Dantas Machado. Aqui, também com o filho, Engº Aquilino Machado Ribeiro. Esta fotografia foi tirada dias antes do seu falecimento, em Lisboa, 1963. Está publicada na pág. 73 da fotobiografia "Aquilino Ribeiro", da autoria de Fernando Namora, ed. Galeria Artis, 63.
Nesta imagem, todos ostentam um ar pesaroso, premonitório do próximo 27 de Maio.
Estas duas fotografias são publicadas com a devida autorização do seu detentor, o Sr. Dr. Manuel Sá Marques, neto do Presidente Bernardino Machado, sobrinho de Aquilino e de Dª Jerónima, que foi também sua madrinha.
Agradecemos-lhe a simpatia e a abertura que nos proporcionou, nesta nossa incansável pesquisa aquiliniana. O Sr. Dr. Manuel Sá Marques, médico, é de família oriunda de Vila Nova de Paiva, sendo filho do Dr. Alberto de Sá Marques Figueiredo e sobrinho do Pe. José de Sá Marques. O nosso muito bem haja.
Esta imagem foi captada durante o 2º exílio de Aquilino, após o 28 de Maio de 1926, em Beyris, França, 1930. Da direita para a esquerda vemos o Dr. Bernardino Machado (também exilado), filhos, esposa e o genro, Aquilino. Este tinha desposado em Junho de 1929, em Paris, na Mairie de Montrouge, Dª Jerónima. Vão viver para Ustaritz, no Sul de França e mais tarde para Baiona, onde nasce a 6 de Abril de 1930 Aquilino Ribeiro Machado. Daqui vai residir para a Galiza, Vigo e depois Tui, num aproximação gradual à pátria. Entra em Portugal, clandestinamente, em 1932 e mora por pouco tempo em Abraveses, Viseu, seguindo depois para Lisboa onde passa a residir, na Cruz Quebrada, sendo finalmente amnistiado.
Em 1912, com dedicatória ao Dr. Alberto de Sá Marques, da esq. para a dta. Maria, Joaquina, Gigi (Jerónima) Machado e Hermínia Fusillier.
Nota: Para politólogos e estudiosos do Dr. Bernardino Machado, recomendamos o blogue:
<< Home