terça-feira, setembro 22, 2009

Ainda na 6ª feira, dia 18...





...depois de ter ido buscar o Sr. Engº Aqulino e Esposa ao comboio, a Mangualde, fomos pelo Sátão até Barrelas e daí a Soutosa, onde existe uma sombria e semi-abandonada Fundação Aquilino Ribeiro, merecedora de melhor destino e outras mãos... mas isto é outra conversa, escuso semideiro, por onde não me alargo, agora.
Andámos a calcorrear as ruas estreitinhas em redor da Casa do Escritor. Seu filho, vívida memória de todo um passado extraordinário, fazendo o favor de me dar indicações preciosíssimas para uma futura reconstituição de um Percurso. A seguir, fomos ao café Terras do Demo, do outro lado da estrada e, que alegria! encontrou o velho companheiro de caçadas o Sr. José Natário, o guarda-rios, personagem aquiliniana, mais o Sr. Zé do Café... e foi altura de recordarem, comovidos, momentos de um passado... e de me recomendar a quem tem estórias para contar.
Fomos à Lapa "en passant", jantámos na Quinta de Sto. Estevão e rumámos ao Hotel Rural do Convento do Freixinho, já noite bem entrada. Encontrámos a equipa vinda de Aveiro, Algarve e Minho, capitaneada pelo Professor António Manuel Ferreira, guiados pelo incansável vice-presidente da Autarquia, Dr. Carlos Silva. Conversa, conversa... cheguei a Viseu às 02H00. Passear cães - erguer às 06H00 - passear cães - Sernancelhe (ia começar o grande dia!).