domingo, dezembro 06, 2009

Estas deliciosas sessões...


Tenho muita admiração pela obra de António Lobo Antunes. Que possuo desde os primiciais títulos “Memórias de Elefante” e “Cus de Judas", datados de 1979.
Trinta anos volvidos sobre o surgimento do 1º título, fui convidado pela Livraria Pretexto / Hotel Montebelo para a apresentação de “Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?”, que decorreu ontem do outro lado da rua onde resido.
Não sou muito dado a apresentações. Mas como gostaria de fazer algumas fotografias do Escritor e queria confrontá-lo com uma leitura muito pessoal que fiz deste título, lá me decidi.
Uma noite fria e chuvosa. O Hotel, lá dentro, tipo estufa tropical, aspergia doses estonteantes de calor artificial para cima das pessoas. Como sou um ‘esquentorado’ por natureza, e apesar de já estar em camisa, último véu da nudez, comecei a dar-me mal com aquele suplício de Purgatório lento ou cozedura ‘au ralenti’.
Ademais, marcada a sessão para as 21H30, às 22H00 ainda não começara, vendo-se o escritor, na sala ao lado, a jantar no parnasiano remanso a que tem direito.
Como nós, o público, temos direito a mais respeito, consideração e rigor horário.
Há muito que perdi a paciência para esperar seja por quem for.
E o direito ao desrespeito de uns é directamente proporcional ao direito à minha intolerância.
Fiz o que estava ao meu alcance.
Vim embora.
Para minha pena, mas por minha coerência.
Porém, deixo aqui, no próximo post, o meu enfoque, que creio pioneiro/original (presunção à parte) da leitura desta obra… à Vossa consideração e ao muito respeito que me merecem, pessoas que eu não conheço, mas que só por virem ao ‘brevitas’ são merecedores de toda a minha atenção e porfiado esforço.