segunda-feira, julho 21, 2008

Jornal da Madeira


Musas e poetas inspiraram criação
O Dia Antes da Eternidade” é como se chama o livro de poesia da autoria de Joana Aguiar.
Em declarações ao JM, a autora explicou que o livro está dividido por três partes, sendo que a primeira dedicada é à inspiração. Joana Aguiar diz que, nesta parte, dedica poemas a nove musas que considera serem inspiradoras durante o acto de criação.
Já na segunda parte, a autora faz referência ao próprio criador, onde tenta definir a concepção da palavra “criador”. É também aqui que faz uma homenagem aos poetas madeirenses que diz apreciar e são eles Herberto Hélder, José Agostinho Baptista e José Viale Moutinho.
A terceira e última parte do livro diz respeito ao processo de escrita, processo este que Joana Aguiar diz ser de «sofrimento» devido à dificuldade que existe «quando não conseguimos concretizar em palavras aquilo que temos em mente. Este pode ser um processo demorado, de júbilo, de exaltação, como também de sofrimento», revela a autora.
Quanto ao porquê do título “O Dia Antes da Eternidade”, Joana Aguiar explica que deve-se ao facto de «em tudo aquilo que fazemos, e é não só na escrita, pretendemos deixar marcas, que se prolonguem para além de nós, para a eternidade».
A razão de ter optado por escrever poesia é justificada pela autora como sendo a forma mais expressiva da escrita. «Apesar da poesia ser mais frugal e menos extensa, permite dar mais expressividade a determinadas frases e expressões».
Joana Aguiar tem 18 anos e terminou recentemente o Ensino Secundário. Pretende ingressar no próximo ano lectivo no Ensino Superior no curso de Medicina. “O Dia Antes da Eternidade” tem perto de 100 páginas e a sua edição está a cargo da Editora O Liberal.
A apresentação desta obra acontecerá hoje, pelas 18 horas, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Lúcia Mendonça