quinta-feira, julho 09, 2009

Sernancelhe - Conferências Aquilinianas

À chegada, no gabinete do Presidente da Autarquia Sernancelhense, da dta. para a esq., professores José Maria Rodrigues Filho, da Universidade de São Paulo, e António Manuel Ferreira, da U. de Aveiro, dr. Carlos Silva, Vereador da Cultura e dr. José Mário Cardoso, Presidente da Câmara.
Frente ao Convento de Tabosa, cenário de Via Sinuosa e Valeroso Milagre. Do interior do Convento, por gentileza do sr. Júlio, seu curador, fiz uma centena de fotografias. Depois postarei algumas.
No patim da casa onde nasceu Aquilino, em Setº de 1885, na aldeia do Carregal, da esq. para a dta.:
António Manuel Ferreira, pn e José Maria Rodrigues Filho.
O Dr. José Mário Cardoso abre a Sessão e dá as boas vindas.

O Professor António Manuel Ferreira, na sua sentida apresentação.
O Professor José Maria Rodrigues Filho, de inexcedível simpatia e saber, junto ao belo cartaz (obra do dr. Cláudio Vitorino), que anunciava a sua Conferência
Este V. criado no decurso da apresentação da sua comunicação "A propósito de... um Prefácio", onde realçou a relação afectuosa entre Carlos Malheiro Dias, o monárquico convicto e Aquilino Ribeiro, o republicano revolucionário.
Uma perspectiva da Sala de Conferências Aquilino Ribeiro, na Biblioteca Municipal, cheia com um público interessado e participativo, alguns tendo feito mais de uma centena de quilómetros para assistir à sessão.
Uma forma de fazer e viver a Cultura no interior do país, numa autarquia a todos os títulos modelar e excepcional no acarinhamento que concede a todas as iniciativas deste teor.
Parabéns!