SERNANCELHE - 12º Concurso e Festival de Guitarra Clássica
O Autarca, José Mário Cardos e alguns dos membros do júri, a grega Elena Papandreou, a espanhola Margarita Escarpa e Paulo Vaz de Carvalho
Augusto Pacheco
Augusto Pacheco
Andrzej Heimowski e o maestro António Sérgio Ferreira
Decorreu nos dias 9, 10 e 11 de Setembro, aquele que de há 12 anos a esta data, porfiadamente, contra ventos e marés, sem subsídios do aparelho cultural lusíada, se vem impondo no panorama internacional da especialidade, chamando até Sernancelhe guitarristas dos quatro cantos do mundo, jovens concursistas, masterclasses e os nomes confirmados. Durante três dias tocou-se guitarra clássica na terra de Aquilino. Infelizmente, apenas pudemos estar presentes no encerramento, para assistir à entrega dos prémios aos três primeiros classificados, um francês, um português e um israelita e ouvir a Orquestra Filarmonia das Beiras, no Auditório Municipal, dirigida pelo maestro António Sérgio Ferreira e com os solistas Augusto Pacheco e o polaco Andrezj Heimowski, a executar peças de Villa-Lobos - Concerto para Guitarra; Antonín Dvorák - Suite Checa em Ré Maior, Op.39 e Joaquín Rodrigo - Concerto para Aranjuez.
Na sua alocução, o Dr. José Mário Cardoso salientou quão difícil é dar continuidade a um Festival desta envergadura, por ser ignorado pela tutela cultural nacional e pelos próprios medias, acrescentando que é mais um ónus do "interior da interoridade". O Auditório estava esgotado, com um público maioritariamente local, interessado, que não arredou pé antes das 00H00. O evento teve como directores artísticos Paula Sobral e José Carlos Sousa, do Conservatório Musical de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão.
<< Home