domingo, dezembro 07, 2008

A. Gil e Alcântara Gomes



Ontem, depois de um almoço com dois bons amigos, que me deixou perfeitamente apaziguado, fui à Pretexto (livraria viseense que também está no Fórum) comprar as novidades e dar trabalho às pernas.

Tive a gratíssima surpresa de reencontrar dois talentosos poetas portugueses da nova geração: António Gil e João Pedro Domingos d'Alcântara Gomes.

Por eles soube terem criado uma editora, a AREIAS DO TEMPO (Associação Cultural e Editorial, areiasdotempo@gmail.com, http//:www.editorialalternativa.blogspot.com.)

Estavam com duas das suas mais recentes publicações, O Jardim das Oito Pedras, do sino-japonês, Nioto Jiang, e o último livro de poesia de Alcântara Gomes, Os Livros de "L".

A 9 euros cada. Procurem e comprem...
Alcântara Gomes, é poeta e dramaturgo. António Gil, prémio de revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, 1999, é também talentoso pintor.

Curiosamente, estamos os três antologiados (idem o Martim de Gouveia e Sousa, o Luís Miguel Nava, Albano Martins, António Franco Alexandre, António Manuel Ferreira, José Valle de Figueiredo, António de Navarro, Judith Teixeira...) na obra O Regresso à Condição (frase de Aquilino Ribeiro) Viseu Ut Pictura Poesis, magnífica edição do ISPV, 2001, coordenada pelo encenador, dramaturgo e director teatral, Ricardo Pais.

As tais circularidades da vida...