terça-feira, julho 14, 2009

Granjal

Mercearia de antigamente, no meio da aldeia do Granjal. Da família Pinto. Há de tudo. Quem precisa, com este colorido, rigor geométrico e variedade de ir ao Continente/Jumbo/Modelo???
Lembro-me de ser garoto e a tertúlia, no Sátão, se fazer num lugar tipicamente semelhante, só que era numa farmácia, existente nos fundos duma casa nossa, a do club local. A célebre Farmácia Andrade, de cujo boticário -- que tem estátua de benfazejo no largo da Câmara -- meu avô Hilário contou, pelo menos, 64 filhos (entre naturais e legítimos).
Um dos seus filhos legítimos, o Francisco Andrade foi treinador de sucesso da gloriosa Académica de Coimbra, durante anos.
Bom coração, o sr. Andrade, com a sua bigodaça camiliana, grisalha e amarelada do tabaco, era um mãos rôtas e tinha mesinhas para todas as maleitas. Sobretudo para as das mal-maridadas, que lá acorriam a tratar-se de suas enfermidades.
Lembro-me de o meu avô contar que estando lá um dia em amena cavaqueira, entrou uma moçoila trigueira e esbelta, de uma aldeola próxima. O sr. Andrade, mal erguendo os olhos para ela, numa costumeira rotina, mandou-a entrar para o "laboratório", onde havia um freudiano canapé. Sobressaltado, o meu avô reconheceu a moça e num salto reteve-o, quando já ia asinho e distraído atrás dela, calquinhando as alpercatas:
--"Essa não, Andrade, que é tua filha!"