domingo, junho 27, 2010

Relaxar da labuta...

Estes dias têm sido pouco simpáticos. Exames nacionais para corrigir, em contra-relógio. Vigilâncias e reuniões em quantidades absurdas, deixando muito pouco tempo disponível para os primeiros. Dead line a 30 do mês. Tudo tem que estar impreterivelmente pronto, com rigor, brio, zelo, apuro e diligência. Mas será que uma tutela que não nos respeita, merece esta consideração? Merece estas maratonas de oito horas de correcção diárias, para além do outro serviço? Bom, está quase... Como compreendo aqueles que "adoecem" para se eximirem a este ingrato serviço. Só a ética (sim, essa "coisa" demodada) me impede. No fundo, porque outro colega seria chamado para fazer o que eu recusava. Felizmente, perto, há um "tanque" e quando a cabeça, os olhos e as costas se negam a continuar, um mergulho rápido restitui algum alento.

quinta-feira, junho 24, 2010

expiatio


o meu bloco...


O Sol dos SCORTA

Na noite passada, tomado da insónia, peguei num dos livros que, em lista de espera, aguardam o momento de ser lidos. Ao acaso, caiu-me em mão, de Laurent Gaudé, "O Sol dos SCORTA", Ed. Asa, 2005. Pela anotação, tê-lo-ei comprado em 2007. Talvez por ser um Goncourt, talvez pela capa, em sépia, com uma fotografia de um adolescente insolente, de cigarro atrevido ao canto da boca... não sei.
A intriga é tão avassaladora, a escrita tão habilmente enredada e luminosa, que a saga de uma família do sul de Itália, os Scorta, de Montepuccio, nas suas 218 páginas, me tomou até à aurora. Compre. Não se arrependerá!

terça-feira, junho 08, 2010

LAR DE STA. MARIA - DECERMILO

Fachada principal do Lar de Sta. Maria, em Decermilo, Sátão.
Porta principal.
As 3 alas do Lar, em piso térreo, com uma área coberta de 1200m2 e vastas varandas nas partes laterais e traseira.