segunda-feira, abril 26, 2010

Alice Macedo Campos


Este é o segundo título publicado. O primicial foi "o ciclo menstrual da noite". A editora, chama-se "Incomunidade", a Imagem de Capa, muito bem conseguida é da Luísa Azevedo.
Recebi da Alice, gentilmente, o seu livro no início de abril. Olhei-o muito, sem o ler. Toquei-o sem o abrir, retardando a entrada nele e na leitura, presciente do texto de fruição que encontraria.
A poesia da Alice é um caso excepcionalmente sério dentro de tudo o que tenho lido. E confesso que já li muito. O seu léxico é novo. E isto já seria dizer bastante, porque raro. A sua escrita dura. Cruel, por vezes. Amarga e, pendularmente, de uma doçura extraordinária que faz emergir em nós o fel aos póros e o desejo do afago, de uma carícia, de uma bondade, de um agrado... Até só de um sorriso triste.
Por vezes, um soco que nos agride, talvez para não sair da atalaia e tombar num sono denso. É assim, um despertar para um mundo obsessivo, onde a dor lacera e a memória, impenitente, ecoa, numa fala arrumada, de inúsitos códigos, mas porfiada numa revisitação isotópica de desejos velhos e sonhos novos, atravessados, finissimamente, por lâminas de medo.
E de esperança?

domingo, abril 25, 2010

Vila Real... hoje de manhã.

Este vruuuum do tio Paulo faz muito barulho, vou ter que o experimentar...
Duas gerações de sobrinhos e um tio-avô.


sábado, abril 24, 2010

6ª f, 23, no Lar de Sto. António...





...promovida por alunos da ESENVIS dirigidos pela incansável Dra. Graça Martins, uma palestra/debate sobre o jornalista, deputado, ministro e embaixador Emídio Navarro, com a colaboração do deputado europeu Dr. Correia de Campos e moderação do Daniel Manteigas.

sexta-feira, abril 16, 2010

Hoje, na Universidade de Aveiro...

... por gentileza do Prof. Doutor António Manuel Ferreira fui dar uma aula aberta sobre Aquilino Ribeiro, aos alunos do Mestrado em Literatura Portuguesa, gente muito simpática e interessada.
Foram 3 horas que passaram voando...
A Professora Maria Eugénia Pereira teve a amabilidade de estar presente, apesar do muito trabalho que a ocupa.
O Departamento de Línguas e Culturas da UA é fantástico!



segunda-feira, abril 12, 2010

Comemorações da República

O Dr. Paulo Pinto, Chefe do Gab. do Pres. Câm. de Sernancelhe, teve a gentileza de mandar estas fotografias ontem tiradas na Palestra sobre as Comemorações da República, em Leomil, Moimenta da Beira.

À minha esq. o Dr. Joffre Justino, director da EPAR e membro da Academia de Estudos Laicos e Republicanos, num momento da minha comunicação, subordinada ao tema: "Da Monarquia à República. Tempo, Espaço e Aquilino."

Aquilino Ribeiro por Alcídio Marques

Integrando uma Exposição do pintor viseense, Alcídio Marques, este óleo de Aquilino, com a representação de alguns elementos da mundivivência das Terras do Demo: o lobo de "Quando os Lobos Uivam", as castanhas e o Santuário/Colégio da Lapa onde o Escritor estudou de 1895 a 1900.
Muito nos satisfaz que Aquilino seja temática para tantos mestres, da pintura, à escultura e à literatura/ensaio.
É a prova cabal da sua actualidade e genialidade!

domingo, abril 11, 2010

Centenário da República - Da Monarquia à República

Hoje, em Leomil, Moimenta da Beira. A mesa "oficial". Da dta. para a esq. D. António Rafael, Bispo Emérito de Bragança; o Presidente da Autarquia, José Eduardo Lopes Ferreira; o Governador Civil de Viseu, Dr. Miguel Machado Ginestal; o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Junta de Fregguesia.

Mesa dos prelectores: Dr. Manuel Rodrigues Vaz; Dr. Jaime Gouveia, o mentor das Comemorações; Dr. Joffre Justino e Paulo Neto.
Uma excelente tarde. Um Auditório com mais de 120 pessoas. Uma convivialidade generosa e harmoniosa.
Viva a República!

sexta-feira, abril 09, 2010

Estória amoral ou paixão d'ourives.

Há muito desertei de ti. E se hoje, tudo se resume a uma abafada imagem num salão escuro, onde mais ressumbra o cheiro doce da cera fresca, que hálitos de teu corpo, de ti guardo, num pasmo suave, tuas mãos. Tão brancas e tão longos e finos dedos. Unhas curtas, oblongas e cuidadas. Um verniz brilhante, encarnado. Uns pulsos infantis e umas veias de um azul arroxeado. Pegava nas tuas mãos e sentia-as às minhas dadas, na fragilidade de um cristal antigo. Por vezes, pensei esmagar-tas, com um aperto forte, torná-las intocáveis. Mas só tive coragem de tas beijar. Como eram leves e frias as tuas mãos de outrora. O nosso comum amigo, investigador de jóias raras, sempre tas olhou cobiçoso e, de tanto olhar, acabou por tas levar.
Despojou-as dos anéis e, desnudas, finas, leves, frias, deitou-as fora.

CONVITE


quinta-feira, abril 08, 2010

Hoje na Figueira da Foz...

...uma excelente lampreiada. Estou proíbido de dizer onde. Aqui, o Ten.-Coronel Pedro Calheiros e o Dr. Luís Canavarro, psiquiatra, já na hora da saída, ainda pescaram uma enguia...
Da esq. para a dta: o Dr. Luís Canavarro, Paulo Neto e o Dr. João Maia de Carvalho, advogado coimbrão.
O TC Calheiros muito vaidoso da sua nova e "langonhenta" pulseira...
Uma pescaria! Doiradas, robalos e um linguado...
O "Torrão" e a namorada, fatigados de "serrotar" no arrozinho de lampreia!
E para completar, afora o ventinho da beira-mar, estavam 25º!





quarta-feira, abril 07, 2010

É desta que vai à LAPA?



terça-feira, abril 06, 2010

Próximo Sábado, 15H...






segunda-feira, abril 05, 2010

Esquisso de Aquilino, no final da década de 50.


sábado, abril 03, 2010

Quatro Pessoa


Um Pessoa


O laço de Pessoa


quinta-feira, abril 01, 2010

Solar do Dão

Antigo Paço Episcopal do Fontelo; depois Presídio do Fontelo; hoje Solar do Vinho do Dão.