"Voltar a Ler 3" - AQUILINO RIBEIRO, 19/20 Setº, em Sernancelhe

Links para o Colóquio sobre Aquilino Ribeiro :
cessa rendida a voz da lura à luz no núcleo oculta ao dia...

 Idem, na Quinta das Vigárias, (57). Rústico, dentro de uma manjedoura amovível. O verdadeiro laparotinho.
 Idem, na Quinta das Vigárias, (57). Rústico, dentro de uma manjedoura amovível. O verdadeiro laparotinho.
É indiscutível que na memória ficam impressivamente marcadas as nossas raizes mais profundas...
Fotografias de meu pai, que andava sempre com o caixote às bolandas. "Patricial", este hábito? 
 
 O Nequinhas, Manecas ou Necas, hoje o ilustre médico, Dr. Manuel de Sá Marques, tinha 6 anos quando recebeu este postal assinado pela Sra. Dª Gerónima Dantas Machado, "Gigi", filha do Presidente no exílio, Dr. Bernardino Machado, tia e madrinha do destinatário, e por seu tio Aquilino, também exilado por implicação na intentona de 7 de Fevereiro, contra o Estado Novo (2º exílio).
 O Nequinhas, Manecas ou Necas, hoje o ilustre médico, Dr. Manuel de Sá Marques, tinha 6 anos quando recebeu este postal assinado pela Sra. Dª Gerónima Dantas Machado, "Gigi", filha do Presidente no exílio, Dr. Bernardino Machado, tia e madrinha do destinatário, e por seu tio Aquilino, também exilado por implicação na intentona de 7 de Fevereiro, contra o Estado Novo (2º exílio). Entretanto regressado clandestinamente a Portugal, refugia-se em Soutosa.
Entretanto regressado clandestinamente a Portugal, refugia-se em Soutosa.  Este segundo postal é dirigido ao Luizinho, e já premonitório do que viria a ser um renomado Arquitecto, Luís de Sá Marques, (já falecido)
 Este segundo postal é dirigido ao Luizinho, e já premonitório do que viria a ser um renomado Arquitecto, Luís de Sá Marques, (já falecido) A saudade e a dor do exílio estão patentes em ambos.
 A saudade e a dor do exílio estão patentes em ambos.  Esta secretária, que foi pertença do Presidente da República, Dr. Bernardino Machado, foi depois do seu genro, Aquilino Ribeiro. Hoje está patente no Museu Bernardino Machado. Quantas páginas da História e de romance aqui terão sido escritas...?
 Esta secretária, que foi pertença do Presidente da República, Dr. Bernardino Machado, foi depois do seu genro, Aquilino Ribeiro. Hoje está patente no Museu Bernardino Machado. Quantas páginas da História e de romance aqui terão sido escritas...? Dr. Alfredo Caldeira,  Dr. Mário Soares, Engº Aquilino Ribeiro, no uso da palavra, e Dr. António Valdemar.
 Dr. Alfredo Caldeira,  Dr. Mário Soares, Engº Aquilino Ribeiro, no uso da palavra, e Dr. António Valdemar. O Engº Aquilino Ribeiro Machado e Esposa, em casa.
 O Engº Aquilino Ribeiro Machado e Esposa, em casa. No Auditº Maestro Frederico de Freitas, ARM e António Valdemar.
 No Auditº Maestro Frederico de Freitas, ARM e António Valdemar. A Sociedade Portuguesa de Autores comemorou os 50 anos da obra de Aquilino Ribeiro, "Quando os Lobos Uivam".
A Sociedade Portuguesa de Autores comemorou os 50 anos da obra de Aquilino Ribeiro, "Quando os Lobos Uivam". Meu pai, Álvaro, 1921-1995, era o irmão mais velho; seguia-se minha madrinha Maria Helena, profª de francês, o meu padrinho Vasco Simão, médico radiologista e a tia Tereza, funcª notarial, única sobreviva.
 Meu pai, Álvaro, 1921-1995, era o irmão mais velho; seguia-se minha madrinha Maria Helena, profª de francês, o meu padrinho Vasco Simão, médico radiologista e a tia Tereza, funcª notarial, única sobreviva. 

 É pungente o olhar de Aquilino para sua Esposa e companheira de 34 anos, Dª Jerónima Dantas Machado. Aqui, também com o filho, Engº Aquilino Machado Ribeiro. Esta fotografia foi tirada dias antes do seu falecimento, em Lisboa, 1963. Está publicada na pág. 73 da fotobiografia "Aquilino Ribeiro", da autoria de Fernando Namora, ed. Galeria Artis, 63.
 É pungente o olhar de Aquilino para sua Esposa e companheira de 34 anos, Dª Jerónima Dantas Machado. Aqui, também com o filho, Engº Aquilino Machado Ribeiro. Esta fotografia foi tirada dias antes do seu falecimento, em Lisboa, 1963. Está publicada na pág. 73 da fotobiografia "Aquilino Ribeiro", da autoria de Fernando Namora, ed. Galeria Artis, 63.  Estas duas fotografias são publicadas com a devida autorização do seu detentor, o Sr. Dr. Manuel Sá Marques, neto do Presidente Bernardino Machado, sobrinho de Aquilino e de Dª Jerónima, que foi também sua madrinha.
Estas duas fotografias são publicadas com a devida autorização do seu detentor, o Sr. Dr. Manuel Sá Marques, neto do Presidente Bernardino Machado, sobrinho de Aquilino e de Dª Jerónima, que foi também sua madrinha.  Em 1912, com dedicatória ao Dr. Alberto de Sá Marques, da esq. para a dta. Maria, Joaquina, Gigi (Jerónima) Machado e Hermínia Fusillier.
 Em 1912, com dedicatória ao Dr. Alberto de Sá Marques, da esq. para a dta. Maria, Joaquina, Gigi (Jerónima) Machado e Hermínia Fusillier.